[Opinião] 05 Escritores Brasileiros para Amar:

16:06


Oi, gente!
A coluna Opinião tirou umas férias no fim do ano passado, mas a boa notícia é que hoje estou de volta! YAY!
Costumam me perguntar quais são os escritores brasileiros com lugar de honra no meu coração. Pensando nisso, montei uma lista com os meus cinco autores preferidos de todos os tempos! Divirtam-se!

05- Monteiro Lobato:
Contista, ensaísta e tradutor, Lobato nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles no livro Urupês (livro constantemente escolhido como leitura obrigatória em vestibulares), sua obra prima como escritor. Esse livro é tão maravilhoso, que pretendo escrever uma resenha dele, em breve, aqui no blog... Se você ainda não leu, não sabe o que está perdendo! 
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis (e é aí que surge a sua famosa obra: O Sítio do Picapau Amarelo).


04- Caio Fernando Abreu:
Apontado como um dos expoentes de sua geração, a obra de Caio Fernando Abreu, escrita num estilo econômico e bem pessoal, fala de sexo, de medo, de morte e, principalmente, de angustiante solidão. Apresenta uma visão dramática do mundo moderno e é considerado um "fotógrafo da fragmentação contemporânea". Viveu intensamente a época da ditadura e em suas obras literárias, buscava inspiração em momentos importantes de sua vida, fazia uma releitura rápida, porém despercebida de seu modo de pensar, a maioria de suas criações e personagens retratavam um modo cinzento e triste de viver, na busca inquietante pela felicidade. Meu livro preferido é "Morangos Mofados", quarto livro de contos de Abreu.


03- Nelson Rodrigues:
"Sou um menino que vê o amor pelo buraco da fechadura. Nunca fui outra coisa. Nasci menino, hei de morrer menino. E o buraco da fechadura é, realmente, a minha ótica de ficcionista. Sou (e sempre fui) um anjo pornográfico (desde menino)." 
É considerado o mais influente dramaturgo do Brasil. O erotismo está muito presente na obra de Nelson, o que lhe garante o título de realista. Nelson não hesitou em denunciar a sordidez da sociedade em suas obras. Esse erotismo realista, teve início em obras do século XIX, como "O Primo Basílio", e se desenvolveu grandemente na obra do autor pernambucano. Em síntese, Nelson foi um grande escritor, dramaturgo e cronista, e está imortalizado na literatura brasileira. Tenho verdadeiro fascínio pelas peças míticas escritas por ele. Dentre elas, "Anjo Negro", "Álbum de Família" e "Doroteia".


02- Machado de Assis:
Amplamente considerado o maior nome da cultura nacional e introdutor do Realismo no país, escreveu pratiamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Sua extensa obra constitui-se de nove romances e peças teatrais, duzentos contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas! A obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)" é a minha queridinha! Mais realista impossível! Também destacam-se os livros: "Quincas Borba", "Dom Casmurro", "A Mão e a Luva", "Helena" e "Iaiá Garcia".


01- Carlos Drummond de Andrade:
Poeta, cronista e contista. Considerado por muitos, o mais influente poeta brasileiro do século XX. Gosto da definição de Alfredo Bosi, acerca da poesia de Drummond: "A obra de Drummond alcança — como Fernando Pessoa ou Jorge de Lima, Herberto Helder ou Murilo Mendes — um coeficiente de solidão, que o desprende do próprio solo da História, levando o leitor a uma atitude livre de referências, ou de marcas ideológicas, ou prospectivas."
São tantos livros lindos publicados, que fica difícil escolher o preferido... Se você não sabe por onde começar, recomendo o livro "50 Poemas Escolhidos pelo Autor", publicado em 1956.
Por fim, deixo meu poema preferido de Drummond para vocês. Declamado e interpretado pela maravilhosa Drica Moraes, encantem-se com "O Amor Bate na Aorta":


Gostaram das minhas escolhas? Escrevam nos comentários o que acharam!
Beijinhos!

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

1 comentários

  1. Oi, li e gostei do seu blog e por isto o indiquei ao Prêmio Dardos Bloggers.

    Para mais informações acesse: http://www.makeupcominteligencia.com/#!Prêmio-Dardos/cmbz/56ca57330cf2c75daa899e00

    ResponderExcluir

Arquivo

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Subscribe