[Resenha] "O Grande Gatsby", F. Scott Fitzgerald:

16:07


Oi, gente! 
Passei um tempinho sem postar resenhas, eu sei. Isso se deve ao meu último período de faculdade, somado ao finalzinho da minha gravidez. Essa fase está uma loucura! haha
Prometo normalizar os posts aqui do blog o mais rápido possível. 
Hoje, escolhi falar sobre um livro que reli no início do mês e que é tão bacana, que merecia uma resenha... Estou falando do inigualável "O Grande Gatsby", escrito por Francis S. Fitzgerald! 

FICHA TÉCNICA
Livro: "O Grande Gatsby"
Autora: Francis Scott Fitzgerald
Gênero: Romance
Ano: 2011
Páginas: 208
Editora: L&PM Pocket

Como todo clássico que se preze, "O Grande Gatsby" retrata a sociedade da época. Em 1920, a classe média alta americana era, em sua grande maioria, bastante fútil. Importava o dinheiro, casamentos por interesse, festas espalhafatosas... Enquanto o amor era deixado de lado. É nesse ambiente que vivem os personagens dessa história, e é se afirmando financeiramente, que Jay Gatsby pretende conquistar o grande amor de sua vida.

Os personagens são bastante caricatos, e a história é muito interessante. O Grande Gatsby é narrado por Nick Carraway, o homem que foi fiel a seu amigo Gatsby até o fim. Nick conhece Gatsby após se tornar vizinho dele e passar algumas noites observando o intenso movimento de carros que chegam e saem a todo momento das festas dadas na grande mansão. Um dia ele é convidado a participar de uma festa, então finalmente conhece o grande Gatsby: Um homem cercado de luxos, mas com um coração bastante simples. 
Gatsby sempre foi apaixonado por Daisy, que no momento estava casada com outro homem. Nick se encarrega de contar a história de amor (e dor) dos dois. Porém, isso não foi o ponto mais importante de toda a história, em minha humilde opinião. Apesar de tudo girar em torno desse fato, há outra coisa que me fez refletir bastante. E é sobre isso que quero comentar. 

"Nenhuma quantidade de fogo ou de frescor podia competir com aquilo que um homem é capaz de armazenar no seu coração fantasioso."

O Grande Gatsby me fez refletir sobre algo que eu já sabia: no quanto os bens materiais são descartáveis e no valor altíssimo que uma amizade possui. Havia uma grande diferença entre as condições de Nick e Gatsby, mas isso não os impediu de construir um belo relacionamento pautado na cumplicidade e lealdade. O que acompanhamos, então, no decorrer do livro, são as situações pelas quais Gatsby passa (situações bastante inusitadas) acompanhado de seu amigo Nick. 

“– Essa gente toda não presta – gritei através do gramado. – Você vale mais do que todos eles juntos.” 

Gatsby é admirável! Eu senti uma grande empatia por ele assim que entendi o seu posicionamento na história. Ele é engraçado, meu velho (entendedores entenderão rsrs)! E tem pensamentos bondosos, prestativos e inocentes. O livro teve dois pontos altos em minha opinião: o primeiro foi quando Gatsby reencontrou Daisy e o segundo foi o último capítulo que me deixou sem fôlego durante todo o desenrolar da trama. Leitura recomendadíssima!

“O futuro já nos iludiu tantas vezes, mas não importa... Amanhã correremos mais depressa e esticaremos nossos braços um pouco mais além até que, em uma bela manhã...”

Por fim, quanto a história, de modo geral, me surpreendeu. O início me deixou confusa, mas logo tudo foi se acertando. A trajetória de Gatsby é muito interessante e nos faz sentir sentimentos aleatórios. E o final... Bom, o final me fez respirar fundo e pensar sobre como as relações interpessoais podem ser confusas e distante do que imaginamos.

"E assim prosseguimos, barcos contra a corrente, arrastados incessantemente para o passado."

Gostaram da resenha de hoje? Espero que sim!
Visando normalizar os posts aqui do blog, ainda essa semana teremos outra resenha. O livro escolhido da vez é "O Leopardo", um suspense norueguês incrível, que com certeza vai mudar a sua vida! Não perca!
Beijinhos!

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

3 comentários

  1. Gostei muito da resenha e esse livro deve muito bom mesmo já assisti o filme e gostei demais. Se o filme o bom o livro deve ser excelente.
    Arthur K.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos poucos casos em que o filme é tão bom quanto o livro...
      Vale muito a pena ler, Arthur!

      Me conte depois o que achou!
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Oi,
    Achei bem legal a resenha, mas não sou muito de ler esse estilo de livro! Espero que eu tenha a oportunidade de ler.
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Arquivo

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Subscribe